A primeira tentativa de colonizar o Rio Grande do Norte causa a falência total de João de Barros. Veja como isso aconteceu.
Leia maisO Grande Hotel foi o maior hotel natalense das décadas de 1930 a 1960. Ele foi construído em Art Decó, venha saber mais.
Leia maisFoi muito difícil colonizar o Rio Grande do Norte. Veja a história de Aires da Cunha, por exemplo.
Leia maisO que você conhece sobre as capitanias hereditárias? Sabia que os historiadores descobriram que a gente estava estudando na escola o mapa errado sobre elas?
Leia maisDurante alguns dias, em 1935, Natal se separou do Brasil e se transformou num país comunista. Ficou curioso? Vem ler mais!
Leia maisPedro Velho foi a alma do movimento republicano no Rio Grande do Norte. É a partir dele que as ideias do republicanismo se espalharam pela província e ficaram conhecidas pela população potiguar.
Leia maisAo dominar um espaço fisicamente, também é preciso domina-lo simbolicamente, é por isso que os holandeses trazem Frans Post para o Brasil Holandês, para que com seus quadros, aquele espaço se torne conhecido e com isso se torne verdadeiramente deles.
Leia maisSaiba mais aqui sobre a história dos santos mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Leia maisVocê sabe a diferença entre uma Capitania e uma Província? São sistemas administrativos que marcam dois períodos distintos da história do Brasil, a capitania é colonial, e a província parte do sistema imperial. Venha saber mais.
Leia maisA Independência brasileira foi o resultado do conflito entre os portugueses e os brasileiros que não se viam como um povo só. O grito do Ipiranga não foi um fato isolado, apenas o ápice de um conflito que estava acontecendo em todo o país.
Leia maisA historiografia tradicional afirma que os índios simplesmente desapareceram do Rio Grande do Norte, chacinados, não haveria mais nenhum descendente entre os potiguares, que seria, portanto, um estado no Brasil com uma população apenas de brancos.
Leia mais