No Rio Grande do Norte existiu uma Sociedade Libertadora voltada para a conscientização dos donos de escravos de como a escravidão era ruim para o progresso e desenvolvimento econômico do Brasil, eles usavam um jornal chamado Boletim para divulgar essas ideias.
Leia maisVenha conhecer mais sobre os museus potiguares. Hoje conheceremos mais sobre o acervo do Museu Câmara Cascudo e um pouco de sua história, mas isso é apenas para dar vontade para que vocês o visitem. Ele está esperando de portas abertas.
Leia maisApesar do número pequeno de escravos negros no Rio Grande do Norte, a escravidão foi uma instituição importante (e vergonhosa) na realidade do potiguar. Conheça mais sobre ela.
Leia maisComo parte das celebrações da Semana Nacional de Museus vamos conhecer mais sobre o Museu Café Filho. Sobre a história do seu patrono, o Presidente da República Café Filho, e do prédio que abriga o museu.
Leia maisTemos uma discussão infindável sobre se Cabral teria descoberto o Brasil aqui no Rio Grande do Norte ou na Bahia, porém, independente disso, é inegável que Américo Vespúcio começou aqui, no Cabo de São Roque a expedição que viria a descobrir que a América não era apenas algumas ilhas no caminho para as Índias, mas um continente inteiro.
Leia maisUm consulado italiano, montado durante o governo fascista, decorado com suásticas nazistas, em plena Ribeira boêmia de Natal. Como isso veio parar aqui? Somente lendo esta história fascinante.
Leia maisAntes da chegada dos portugueses, os franceses agiam como piratas e corsários nas costas do Brasil, comprando o pau-brasil dos índios e levando para a Europa. Isso dava imensos prejuízos a corte portuguesa que tentava combatê-los sempre, mas sem muito sucesso.
Leia maisTodos respondem facilmente quem descobriu o Brasil. Cabral. Mas você sabia que muitos europeus andaram pelas terras brasileiras antes da descoberta oficial dos portugueses. Espanhóis, franceses, italianos e até mesmo alemães já frequentavam as praias do Brasil. Sabia mais lendo nosso blog.
Leia maisLenine Pinto, advogado e escritor potiguar, construiu uma teoria sobre a descoberta do Brasil por Cabral nas praias do Rio Grande do Norte. Venha conhecer mais sobre os argumentos dele.
Leia maisO Horto foi um dos primeiros best sellers da literatura brasileira. Sua tiragem esgotou-se em dois meses apenas. Ele foi escrito por Auta de Souza, uma mulher negra, que viveu o romantismo como ninguém e foi elogiada por ninguém menos do que Olavo Bilac!
Leia maisClara, a índia potiguar que se tornou heroína da pátria.
Leia maisLeia mais"Quanto mais ignorante é um povo, mais fácil é um governo absoluto exercer sobre ele o seu ilimitado poder" (Nísia Floresta)
Veja a história do Dia Internacional da Mulher
Leia mais