O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte é uma instituição privada!

Muitas vezes, a importância e o papel do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte na preservação da história e cultura do nosso estado levam as pessoas a pensarem que ele é um órgão público. Mas, é importante esclarecer que o Instituto é, na verdade, uma instituição privada de interesse público.

Interesse público?

Isso, a atuação do Instituto Histórico é voltada para o benefício da sociedade, cumprindo uma função social relevante na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural do estado. Essa característica permite que o instituto receba apoio e parcerias do poder público, sem deixar de ter autonomia em sua gestão.

O que isso significa?

O Instituto Histórico é centenário, ele foi fundado em 1902, ele é mantido por iniciativa privada, não sendo parte da estrutura administrativa do governo. Hoje nós somos 200 sócios que pagam uma anuidade e dedicamos parte do nosso tempo e trabalho para manter esse lugar que carinhosamente chamamos de Casa da Memória.

A Casa da Memória sobrevive apenas das anuidades dos sócios?

Não, as anuidades não cobrem os custos atuais da instituição. A FECOMERCIO, por exemplo, faz doações mensais e, além disso, a Casa da Memória pode receber verbas públicas, como convênios e projetos, pois é uma instituição de interesse público.

Xuxu, eu espero que agora fique claro que somos uma organização privada de interesse público, o que nos ajuda a valorizar ainda mais sua atuação. Afinal, a preservação da memória e da cultura pode ser uma iniciativa da sociedade civil, contando com o apoio do Estado, mas sem estar diretamente subordinada a ele.
Gostou? Então visite a Casa da Memória quando você der um pulo no centro da cidade, ela fica na Rua da Conceição, N.° 622, logo ao lado da Igreja Matriz, e tem uma visita guiada pelo museu das 8 às 12h. Grátis!


E, se você tem alguma outra dúvida sobre nossa Casa da Memória, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte [esse nome é enorme!] pode colocar aqui nos comentários que nós vamos responder.